OFÍCIO
Oficio é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido. Também é importante se atentar para o vocabulário (evitando repetições de palavras) e para a correção gramatical. Como fazer um ofício é uma atividade pouco habitual para a maioria das pessoas, é comum surgirem dúvidas sobre como elaborar esse tipo de documento. Em alguns contextos, um ofício pode também ser chamado de memorando, embora esse tipo de comunicado possa ter outros significados. Para pequenas empresas, elaborar um ofício envolve momentos relacionados a impostos, licenças diversas, recursos em multas e processos junto à prefeitura ou ao governo estadual, ou outros tipos de demanda. Modelos desse tipo de documento podem ajudar.
O mais comum, é ser usado como um instrumento de comunicação formal entre autoridades de órgãos ou instituições diferentes, inclusive de inferiores a superiores hierárquicos. O termo “oficial”, com sentido de “real” ou “definitivo” tem justamente origem nesse tipo de documento. Ao escrever um ofício, uma pessoa formalmente manifesta sua visão ou opinião, fixando assim uma “posição oficial”. Por extensão, é comum encontrar em veículos de mídia essa designação para qualquer decisão apresentada definitiva por empresa, órgãos de governo ou até de uma celebridade. Mas o importante aqui é responder como fazer um ofício.
Em alguns órgãos, ofício é o termo usado para correspondências externas, enquanto memorandos são internos. Em outros casos, “memorandos de entendimento”, assinados conjuntamente, podem cumprir a função de contratos.
TEXTO 02
NETWORKING
Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
É uma palavra inevitavelmente relacionada com o contexto empresarial e indica uma atitude de procura de contatos com a possibilidade de conseguir subir na carreira. Apesar disso, networking não é uma atividade egoísta, em que você só quer se aproveitar de uma pessoa para o seu próprio bem. Deve existir um sentido de reciprocidade, o benefício deve ser mútuo, porque mesmo que uma pessoa seja mais experiente, ela sempre pode aprender alguma coisa com outra.
Quando uma empresa precisa contratar alguém, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade.
Networking não é usar uma cunha, porque a competência da pessoa em questão não está em causa. Networking é conhecer as pessoas certas, que podem dar uma referência ou fazer uma indicação.
É importante salientar que networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fez no passado. Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos.
O networking é uma ferramenta do marketing pessoal que depende muita da aptidão social de alguém. Para construir uma boa rede de contatos é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais, e por isso o networking é muitas vezes trabalhado no coaching.
Segundo administrador de empresas e palestrante Max Gehringer, networking é "uma questão de paciência e não urgência", ou seja, não é apropriado conhecer uma pessoa e imediatamente entregar o seu currículo.
O networking ganha cada vez mais importância no contexto atual do mercado de trabalho, onde é fácil encontrar pessoas com formação universitária. Ter um bom currículo ou bastante experiência em uma determinada área é muito importante, mas muitas vezes isso não é suficiente para conseguir um emprego. É preciso conhecer uma pessoa que trabalha em uma empresa e que reconhece que você pode ser uma mais-valia para a organização: isso é networking.
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